Não é à toa que, para promover seu novo disco, Ratier lançou, no último dia 08, uma faixa chamada “Abençoado”. O artista sente-se grato pelo momento especial que vive na carreira, e o lançamento de “Ritual”, seu terceiro álbum de estúdio, é uma das principais realizações recentes do paulistano criado em Campo Grande/MS.

Sucessor de “Black Belt” (2013) e “Youniverse” (2016), “Ritual” chegou nesta sexta-feira, 22, pela D-EDGE Records, e traz 12 faixas que apresentam um equilíbrio entre o orgânico e o sintético, a pista e contemplação, a luz e a sombra, a house e o techno. Ouça aqui.

Inspirado por viagens realizadas pelo DJ, produtor e empresário pela Amazônia e pela África, o LP traz uma estética afrofuturista, que condensa vertentes como tech house, soulful house, afro house, organic house e techno. 

Segunda track do pacote, “Mantra” conta com a colaboração de L_cio, um dos produtores mais conceituados do cenário brasileiro.

A obra também será lançada em Dolby Atmos, tecnologia de áudio avançada desenvolvida pela Dolby Laboratories, cuja principal característica é a capacidade de criar uma experiência sonora tridimensional, mais envolvente e realista.

Mais do que um álbum
Além disso, o conceito transcende ao álbum. “Ritual” é também o nome do novo palco principal do Surreal Park, espaço de eventos de Camboriú idealizado e criado pelo próprio Renato. 

O palco foi inaugurado no último dia 09, trazendo Carl Cox como uma das principais atrações — dividir lineup com o artista era um dos sonhos que ainda não haviam sido realizados pelo brasileiro.

Com capacidade para oito mil pessoas, o palco Ritual, assim como o álbum, se propõe a combinar elementos orgânicos e étnicos à música eletrônica, conectado com a natureza através de elementos sustentáveis como o bambu e a madeira. O projeto leva a assinatura de Muti Randolph, Rodrigo Pitta e da Surya Design.

A ideia, para depois de findado o verão, é de levar a sua experiência a outros cantos do país.

Novo disco, novo palco, realização de sonhos antigos, uma filial do D-EDGE recém-inaugurada no Rio de Janeiro… De fato, não é à toa que Ratier se sente abençoado.

Ao longo de 28 anos de carreira, se firmou como um dos maiores artistas da atualidade. Com agenda cheia e apresentações pelo mundo, o produtor já passou por grandes eventos, entre eles Rock in Rio e Tomorrowland, e clubs como Hï Ibiza e Amnesia, na Espanha, e o Fabric, em Londres.

Em sua trajetória musical, teve o privilégio de fazer um remix oficial de “Tatibitati”, da rainha do rock nacional Rita Lee, presente no "Classix Remix III". O brasileiro já lançou por selos como Kompakt, Stil Vor Talent e Get Physical

Com a chegada de seu novo álbum, Ratier encerra o ano reforçando seu legado como um dos produtores mais criativos e visionários da cena eletrônica.

Sobre Ratier
Com mais de 28 anos de legado, Renato Ratier é uma figura central no desenvolvimento da cena de clubes no Brasil.

Admirado por sua busca incessante por qualidade e profissionalismo, o DJ, produtor e empresário é mais conhecido por ser o criador do D-EDGE — um dos clubes mais importantes na história da música eletrônica global —, do Surreal Park, superclub em Santa Catarina, e do recém-inaugurado Centro Cultural D-EDGE, no Rio de Janeiro.

>> Ouça “Ritual” aqui.

=> Instagram @ratierdedge

Fonte: Claudê Lopes  |  @claudelopes70

#radiorubi #claudelopes70 #ratier #dedge #ratierritual